quarta-feira, 16 de maio de 2007

Perturbações no equílibrio dos ecossistemas

Olá a todos:
Aqui vai mais um complemento a todo o trabalho desenvolvido na sala de aula. Espero que contribua para a agitar as vossas mentalidades. Conto com a vossa colaboração.
Bom trabalho,
Prof. Ciências Naturais

Ficha de trabalho de Ciências Naturais

Assunto – Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas

Lê atentamente a notícia extraída da revista Única, do jornal Expresso, de 6 de Maio de 2006.
Notícia I
Através do sistema de monitorização on-line existente no Instituto do Ambiente e dos vários estudos sobre a qualidade do ar que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo tem promovido, em conjunto com especialistas da Faculdade de C. e Tecnologia da U. Nova de Lisboa, conclui-se que a qualidade do ar que se respira na capital deixa muito a desejar. Num destes trabalhos e após análise às estatísticas das urgências pediátricas do Hospital Dª Estefânia, em Lisboa, e registadas as emissões atmosféricas, verificou-se uma correlação suspeita entre ambos: é que cerca de 35% das crianças admitidas neste hospital tinham problemas respiratórios e, nos três dias anteriores às queixas, tinham sido detectados níveis elevados de partículas inaláveis nos locais de residência das crianças.Mas, porque razão, não sendo Lisboa uma cidade rodeada de indústria pesada e estando localizada no cruzamento de ventos dominantes marítimos, consegue apresentar um quadro tão negro de poluição? A resposta está na grande quantidade de tráfego automóvel e na falta de planeamento urbanístico, pelo que podemos concluir que, para além da implementação de medidas que visem diminuir o uso do automóvel, é necessário plantar árvores, manter e criar jardins, diminuir a densidade habitacional, verificar a altura dos prédios…Enfim, promover uma política de urbanismo que tenha em conta a saúde da população.

1 - Com base na leitura da notícia I:
1.1 – propõe um título para esta notícia.
1.2 – indica, justificando a provável causa das doenças respiratórias referidas na notícia.
1.3 - refere os dois principais factores de poluição de Lisboa.
1.4 – indica medidas de protecção às populações.
2 - No gráfico da figura 1 encontra-se representada a concentração de poluentes, ao longo de um dia, em vários pontos da cidade de Lisboa.

Fig.1 Fonte: Instituto do Ambiente

2 – Com base na análise do gráfico, presente na figura 1:
2.1 – indica o local onde se verifica uma
2.1.1 - maior concentração de partículas inaláveis durante 24h
2.1.2 - menor concentração de partículas inaláveis durante 24h
2.1.3 – deduz a possível causa para estas ocorrências
2.2 – Indica as horas em que se verifica maior poluição atmosférica.
2.3 – Relaciona este facto com a vida quotidiana da população urbana

6 comentários:

Anônimo disse...

1.1 - “Lisboa Envenenada”
1.2 - A causa destas doenças deve-se à grande quantidade de tráfego automóvel (grande parte dele, desnecessário) e à falta de planeamento urbanístico.
1.3 - os dois principais factores de poluição de Lisboa são a grande quantidade de tráfego automóvel e a falta de planeamento urbanístico .
1.4 - Possíveis medidas que se podem tomar para proteger as populações são:
.diminuição do uso dos automóveis;
. plantação de mais árvores
. criação e manutenção de jardins;
. diminuição da densidade habitacional;
. verificação da altura dos prédios.

2.1.1 - 19 horas
2.1.2 - 3h.30min.
2.1.3 - A possível causa para estas ocorrências é a grande quantidade de tráfego automóvel que Lisboa possuí, principalmente às horas em pessoas vão trabalhar ou regressam do trabalho.
2.2 - As horas em que se verifica maior poluição atmosférica são às 9.h 30min e 19 horas.
2.3 - Este facto relaciona-se com quotidiano da população urbana, na medida em que esta faz do seu principal meio de transporte, o carro, provocando, às horas de ponta, uma concentração de partículas inaláveis, que podia ser evitada, recorrendo ao uso de transportes mais ecológicos, como a bicicleta, por exemplo. Além disso, Lisboa possuiu uma densidade habitacional elevada e a altura dos prédios nem sempre é vigiada; há poucos espaços verdes.

Anônimo disse...

1 - Consequências da poluiçao atmosférica

1.2 - A provável causa das doenças respiratórias referidas na noticia é a poluição atmosférica devido ao tráfego automovél e à existencia de poucas áreas verdes.

acabo da próxima vez! Desculpe!

Anônimo disse...

Olá Ana Costa e Helena:
Devem rever a resposta dada na questão 1.2.
Entretanto, Ana, nas questões 2.1.1 e 2.1.2 deves indicar o local e não a hora. Na questão 2 Lisboa, tal como outras grandes cidades, não possui densidade habitacional elevada pelo que a resposta deve ser corrigida. Fico a aguardar as correcções.

Anônimo disse...

olá! esta ficha ajudou me a perceber melhor a matéria!

vou dar uma ajudinha no estudo,vejam este site:

http://descobrir-a-terra.blogs.sapo.pt/15943.html

Anônimo disse...

olá! o blog está mesmo fixe. esta ficha ajudou-me imenso com esta matéria. continuem assim. obrigada!
bjs*

Anônimo disse...

Olá Mariana e também um olá para todos os alunos que visitaram este blo:
Com alunos tão participativos vale bem a pena todo o trabalho. Espero que para o ano se consiga ainda fazer melhor e envolver mais alunos.