domingo, 22 de abril de 2007

Ficha de Trabalho C.N.

Olá a todos os alunos do 8º H:

Fiquei com a sensação que o assunto abordado na aula referente ao funcionamento de cadeias e teias alimentares, ciclo de matéria e fluxo de energia não foi devidamente compreendido estando, alguns alunos não na teia mas, completamente à toa. Assim, de modo a esclarecer todas as dúvidas, envio uma ficha de trabalho esperando colmatar todas as dificuldades. Votos de um bom trabalho,
a professora Fátima Quelhas




ESCOLA EB 2,3 DE GUEIFÃES

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 8º Ano

Assunto – Teias alimentares e fluxo de energia


1 – Considera a teia alimentar representada na fig.1


Fig.1

1.1 – Como obtêm os seres vegetais a energia indispensável à vida?

1.2 – Qual o fenómeno que permite a utilização dessa fonte de energia?

1.3 – Como classificas os seres vivos intervenientes na teia, quanto à forma como obtêm o seu alimento? Justifica a resposta.

1.4 – O que entendes por nível trófico?

1.5 – Dos seres representados na fig.1 indica:
1.5.1 – consumidores primários,C1
1.5.2 – consumidores terciários, C 3
1.6 - Indica as cadeias alimentares que contenham a raposa. Qual o nível trófico ocupado por este ser nas diferentes cadeias ?

1.7 - A erva é um ser autotrófico porque:
(Assinala a opção correcta)
-transforma a matéria orgânica morta em matéria inorgânica ou mineral. ___
-é incapaz de “fabricar o seu alimento” ___
-alimenta-se de outros seres vivos ___
-fabrica a sua matéria orgânica utilizando matéria inorgânica ___

1.8 – Indica em qual das situações há mais energia disponível para a raposa? Justifica a resposta.

1.9 – Classifica cada uma das afirmações seguintes em verdadeiras (V) e falsas (F)
1.9.1 – A quantidade de energia solar emitida pelo sol é absorvida, na totalidade, pelos produtores. ___
1.9.2 – A quantidade de energia recebida pela raposa é igual à quantidade de energia absorvida pela erva ___
1.9.3 – A quantidade de energia recebida pelo coelho é igual à quantidade de energia absorvida pela erva ___

2 - Indica a importância dos decompositores no ecossistema.

3 - Comenta a seguinte afirmação: “Na natureza não existe um ciclo de energia”

4 – Assinala com verdadeiro (V) ou falso (F) as seguintes afirmações:
4.1 – Quanto mais afastados dos produtores maior é o nível energético. ___
4.2 – A energia que flui através de uma cadeia alimentar é captada pelos seres heterotróficos. ___
4.3 – A energia perdida para o meio na passagem de um nível trófico para outro de ordem inferior , não é reaproveitada. ___
4.4 – A energia que flui através de uma cadeia alimentar é captada pelos produtores. ___
4.5 – A função das bactérias e dos fungos é assegurar a reciclagem de matéria. ___
4.6 – Os produtores apresentam sempre o menor nível energético. ___
4.7– A energia perdida para o meio na passagem de um nível trófico para outro não é reaproveitada. ___

5 – Transforma todas as frases falsas em verdadeiras.

20 comentários:

Anônimo disse...

1.1 - Através do Sol.
1.2 - É a fotossintese.
1.3 - São predadores, porque para conseguirem o alimento têm de caçar.
1.4 - É o lugar que o ser vivo ocupa na cadeia/teia alimentar.
1.5.1 - É a lagarta, caracol, coelho e minhoca.
1.5.2 - É a raposa.
1.6 -É de 1º, 3º e 4º.



.mais tarde respondo ao resto!!!

Anônimo disse...

1.1 a fonte de energia e o sol

Anônimo disse...

Ola' stora!...Ca' estou eu pa responder a' ficha de trabalho sobre as cadeias alimentares...

1.1 - Os seres vegetais obtêm a energia indispensável através da energia solar, a sua fonte, e também devído à acção dos decompositores, que transformam a matéria orgânica em mineral, que por sua vez irá enriquecer o solo e as plantas.

1.2 - O fenómeno é a morte de qualquer um dos seres intervinientes na cadeia alimentar, depois transformado em matéria mineral pelos decompositores, que irá alimentar o solo.

1.3 - Seres intervinientes: Erva e plantas - seres autotróficos, porque conseguem produzir o seu próprio alimento, através da fotossíntese;
Restantes seres (minhoca, coelho,caracol,lagarta,perdiz,toupeira,tordo e raposa): seres heterotróficos, porque não conseguem produzir o seu próprio alimento, alimentando-se de outros seres.

1.4 - O nível trófico é a posição que o ser ocupa na cadeia alimentar.

1.5.1 - Os C1 são: minhoca,lagarta,caracol e coelho.

1.5.2 - O C3 é a raposa.

1.6 - As cadeias são:

1ª- Erva; minhoca; toupeira; raposa - nível 4
2ª- Erva; coelho; raposa - nível 3
3ª- Erva; tordo; raposa - nível 3
4ª- Erva; caracol; tordo; raposa - nível 4
5ª- Erva; caracol; perdiz; raposa - nível 4
6ª- Erva; perdiz; raposa - nível 3
7ª- Erva; lagarta; tordo; raposa - nível 4

1.7 - A resposta correcta é a última.

1.8 - Existe mais energia disponível para a raposa quando esta ocupa o nível 3, pois quanto mais pequena for a cadeia alimentar, mais energia disponível vinda dos outros intervinientes "sobra" para a raposa, pois os outros intervinientes gastam uma grande parte da energia nas suas actividades, ficando disponível para a raposa uma pequena parte.

1.9.1 - V
1.9.2 - F
1.9.3 - F

2. - Os decompositores são muito importantes pois são eles que transformam a matéria orgânica em matéria mineral, quando um ser interviniente na cadeia morre, dando continuidade ao ciclo e à cadeia. Estes não têm posição fixa, podendo realizar a sua acção com qualquer ser da cadeia alimentar.

3. - Esta afirmação significa que a energia gasta, por exemplo, pelo C1 nas suas acividades vitais e outras não pode ser reutilizada nem aproveitada, daí dizer-se que acontece um fluxo de energia dos P para os C1, dos C1 para os C2 e assim sucessivamente. Os fluxos de energia são unidireccionais.

4.1 - F
4.2 - V
4.3 - F
4.4 - F
4.5 - V
4.6 - F
4.7 - V

5. - 4.1 - Quanto mais afastados dos produtores menor é o nível energético;

4.3 - A energia perdida para o meio perdida na passagem de um nível trófico para outro de ordem superior, não é reaproveitada;

4.4 - A energia que flui através de uma cadeia alimentar é captada pelos consumidores;

4.6 - Os produtores apresentam o maior nível energético.


Pronto... Aqui ficam as minhas respostas...:P

bea_divertida5 disse...

Profs.adorei esta ideia e gostava que fizessem isto mais vezes ajuda, se perdermos os objectivos
obrigada

bea_divertida5 disse...

acho muito bem que a stora Fátima tenha posto uma ficha de trabalho aqui
assim dá para eu estudar para o teste
A stora tem boas ideias!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá Beatriz e benvinda:
É claro que o blog está aberto também aos alunos do 8º I e espero que seja mais um elemento de ajuda nestas duas disciplinas. Esperamos também o teu contributo,

Anônimo disse...

Professora Fatima ja emprimi a ficha de ciencias que a professora nos desponiblizou...É mais facil...
Muito Obrigado...

Anônimo disse...

olá stora. Obrigada por ter posto esta ficha no blog... da muito jeito para treinar. Tenho uma duvida na primeira pergunta. nao sei se é para dizer´se os seres obtêm a energia atraves da fotossintese (com a ajuda da luz solar), ou só atraves da luz solar. responda quando puder, ate amanha

Anônimo disse...

Carlos, foram detectadas algumas falhas nas perguntas:
1.3 - Os seres classificam-se em:Produtores ou autotróficos(seres que conseguem fabricar o seu próprio alimento) e consumidores ou heterotróficos(não fabricam o seu alimento e alimentam-se de outros seres vivos)
1.5 - Falta o tordo e a perdiz
1.6 - Tens que escrever as diferentes cadeias e para cada uma delas tens que indicar o nível trófico

Anônimo disse...

Mafalda:
A resposta à questão 1.2 é somente Fotossíntese.
1.5.1-Falta a perdiz e o tordo
1.6 - Falta a erva, minhoca , tordo e raposa(4) e erva, minhoca, perdiz, raposa(4)
4.2 - F, é captada pelos autotróficos
4.4 - V
Nada mau. Apenas algumas falhas por falta de atenção

Anônimo disse...

Ana Cláudia:
Atenção ao erro ao escrever a palavra Imprimir.
Amanhã vejo as tuas dificuldades

Anônimo disse...

Sara:
A resposta à questão 1.1 é :
Os seres vegetais obtém a energia indispensável à vida através do sol(energia solar).

Anônimo disse...

Ana Cláudia:
Tem cuidado com os erros. Para além da palavra imprimir falhou a palavra desponibilizou que se escreve disponibilizou. Bom trabalho

Anônimo disse...

Olá stora venho responder á ficha de ciencias


1.1- Os seres vegetais recebem energia atraves do sol e através do solo.

1.2- É a fotossíntse.

1.3- Os seres vivos intervenientes na teia sao autotroficos ou produtores os que produzem o seu proprio alimento(ex. a erva), consumidores primários/secundarios ou heterotróficos sao os que se alimentao de outros seres na teia(ex. lagarto, caracol, perdiz, etc).

1.4- Nível trofico é o lugar que o ser vivo ocupa na cadeia alimentar.

1.5.1- Os seres sao: minhoca, lagarta, caracol, coelho, tordo e perdiz.

1.5.2- É a raposa.

1.6- As teias sao:
erva-minhoca-toupeira-raposa- 4º nível.
erva-coelho-raposa- 3º nível.
erva-tordo-raposa- 3º nível.
erva-minhoca-tordo-raposa- 4º nível.
erva-caracol-tordo-raposa- 4º nível.
erva-perdiz-raposa- 3º nível.
erva-lagarta-tordo-raposa- 4º nível.
erva-caracol-perdiz-raposa- 3º nível.
erva-minhoca-perdiz-raposa- 4º nível.

1.7- fabrica a sua matéria orgânica utilizandomatéria inorgânica.

1.8- A situaçao que dá mais energia à raposa sao as cadeias alimentares de 3º nível, porque quanto mais pequena for a cadeia alimentar mais energia consome a raposa, porque os seres anteriores libertam muita energia nas suas actividades vitais, ficando pouca energia para a raposa.

1.9.1- V
1.9.2- F
1.9.3- F

2- Os decompositores sao muito importantes no ecossistema, pois sao eles que transformam a matéria orgânica em matéria mineral, que irá servir de alimento aos produtores.

3- A frase quer dizer que a energia nao é aproveitada de um nível trófico para outro, por isso os fluxos de energia sao unidireccionais.

4.1-F
4.2-F
4.3-V
4.4-V
4.5-V
4.6-F
4.7-V

Aqui estao as minhas resposta

Anônimo disse...

Élio:
Ao ver as tuas respostas detectei os seguntes erros:
1.1 A resposta correcta é somemte o sol. O solo apenas fornece os minerais e não energia.
1.6 São cadeias alimentares que são pedidas para construir e não teia.
1.8 Quanto menor for o nível trófico ocupado pela raposa maior é a quantidade de energia que este ser tem à sua disposição. Sendo assim existe mais energia nas cadeias em que a raposa ocupa o 3º nível.
4.2 - F -A energia é captada pelos produtores ou autotróficos
4.4 - V
Agora vamos lá rever estas falhas

Anônimo disse...

olá! Já que tanta gente fez a ficha, eu apenas verifiquei os meus erros, quando a mãe não o conseguia fazer!
Agradeço imenso esta ficha.

Anônimo disse...

Olá a todos os alunos:
Foi com muita satisfação que registei a vossa participação neste blog e, isso equivale a dizer, que valeu a pena todo o trabalho. Por isso não percam as cenas dos próximos capítulos...

Anônimo disse...

Estive a verificar as respostas dos alunos e não concordo com a seguinte resposta: na 5.2.2, o C3 não é a raposa, mas sim a perdiz!

Penso que estou correcta .. se não estiver gostaria que me avisassem!;)

Professoras das Ciências disse...

Resposta ao anónimo(a):
Em relação à pergunta 1.5.2
Uma análise atenta da teia, presente na fi.1, permite-me construir 3 cadeias alimentares que contêm a perdiz:
erva-->perdiz-->raposa ( perdiz é C1)
erva-->caracol-->perdiz-->raposa(perdiz é C2)
erva -->minhoca-->perdiz e a perdiz volta a ser C2.
Assim, a resposta dada pelos alunos está correcta.
Não estaremos a confundir com a posição que a perdiz ocupa na cadeia alimentar( nível trófico)?
Espero ter esclarecido

Anônimo disse...

Ola. Sou uma simples visitante e estudante que não estudo na vossa escola e não conheco ninguém acima referido. Venho só dar os parabens a esta proessora pela paciencia que tem ao ter este trabalho todo e aos alunos que parecem star tão empenhados,e,já agora, gostava muito que esta ideia fosse levada para a frente com todos os professores de todas as disciplnas.