quinta-feira, 26 de abril de 2007

Objectivos para o teste de Ciências Naturais

Olá a todos os alunos do 8º H
Como já é habitual aqui estão os objectivos para a ficha de avaliação, a realizar em Maio.

Objectivos
5ª Ficha de avaliação de Ciências Naturais 8º Ano

- Reconhecer a interdependência dos seres vivos do ponto de vista alimentar
- Compreender os conceitos de cadeia alimentar, nível trófico e teia alimentar
- Identificar os componentes de uma cadeia alimentar
- Identificar os diferentes níveis tróficos existentes numa cadeia alimentar
- Reconhecer o sol como fonte de energia indispensável à vida dos ecossistemas
- Reconhecer que os produtores, directa ou indirectamente, através da fotossíntese, servem de alimento aos restantes níveis tróficos
- Compreender que nos ecossistemas ocorre reciclagem permanente da matéria
- Explicar as perdas de energia e de matéria de um nível trófico para o seguinte
- Reconhecer o fluxo de energia como um fluxo unidireccional
- Referir o papel essencial dos decompositores na reciclagem da matéria
- Compreender o modo de formação e evolução de um ecossistema
- Conhecer o conceito de comunidade pioneira e de comunidade clímax
- Constatar o aumento da complexidade e diversidade das populações ao longo de uma sucessão ecológica
- Distinguir uma sucessão ecológica primária de uma sucessão ecológica secundária
- Interpretar dados presentes em textos, figuras, esquemas, tabelas ou quadros.
Manual pág.44 a 61, apontamentos presentes no caderno diário e fichas de trabalho fornecidas.

Prof. Fátima Quelhas

10 comentários:

Anônimo disse...

OBRIGADA STÔRA!!!
ASSIM SE PERDER-MOS OS OBJECTIVOS, VAMOS A NET E TIRAMO-LOS....

Anônimo disse...

Olá Stora de Ciências!
Eu tenho uma pequena dúvida no objectivo nº 8, onde dix para explicar as perdas de energia e de matéria de um nível trófico para o seguinte...eu não percebo, se a matéria se processa num ciclo, como pode haver perdas de matéria?...:S
Quando puder, responda-me por favor
Mafalda

Anônimo disse...

oi!!
Muito obrigado "stora" por nos ter deixado aqui os objectivos porque assim se os perdermos nao temos que andar a pedrir aos outros.

bridada "stora"

Anônimo disse...

Mafalda:
Quando o coelho come a erva ele não a come na totalidade,opta por exemplo pelas partes mais verdinhas. No entanto, essa matéria não é perdida pois, existem os decompositores que a vão colocar de novo em circulação-ciclo de matéria.
Quanto à energia ela perde-se e não existe ser vivo que a aproveite- Fluxo de energia

Anônimo disse...

Olá professora de Ciências!

tenho uma duvida na ficha que a professora nos disponiblizou.
na pergunta 1.9.2 a quantidade de energia recebida pelo coelho é menor ou igual à quantidade de energia absorvida pela erva?...

Se nao se importar responda pf....
Ana Cláudia

Anônimo disse...

Muito bigad stora... eu já tinha pensado nisso, mas como não tinha a certeza, é sempre melhor perguntar a quem sabe com toda a certeza...:)
Bigada
Mafalda

Anônimo disse...

Ola professora!

nao consigo explicar como e' que os decompositores 'actuam' para reciclar a materia. Podia-me tirar-me esta duvida? obrigada

Anônimo disse...

Os decompositores são os seres responsáveis por colocar em circulação contínua a matéria. Como? Ao transformarem a matéria orgânica,existente por ex. nos cadáveres, em matéria mineral e esta é deveolvida ao solo para posteriormente ser aproveitada pelas plantas. Assim se compelta o ciclo

Anônimo disse...

Boa tarde!

Stora podia-me dizer a minha nota do teste?

obrigada

Anônimo disse...

olá Helena e restantes alunos do 8ºH:
Os testes já estão corrigidos e quarta feira serão entregues. Estou muito satisfeita com os resultados obtidos;será efeito do blog?