quarta-feira, 30 de maio de 2007

Ficha Ciências Naturais, 8º ano - Objectivos

Olá a todos os alunos do 8º Ano
Tal como tinha prometido aqui ficam os objectivos para a última ficha de avaliação deste ano lectivo. Bom trabalho, Prof. Fátima

OBJECTIVOS
- Distinguir catástrofes naturais das provocadas pela acção do Homem
- Reconhecer os efeitos dessas catástrofes nos ecossistemas
- Indicar medidas capazes de proteger as populações
- Reconhecer a poluição como consequência da industrialização descontrolada e da exploração abusiva de alguns recursos naturais.
- Identificar os vários tipos poluição (atmosférica e das águas)
- Identificar as consequências da poluição (efeito de estufa, chuvas ácidas, desflorestação, camada de ozono, aquecimento global, marés negras, …)
- Reconhecer a responsabilidade dos países industrializadas no aumento do efeito de estufa, no buraco de ozono e na existência de chuvas ácidas.
- Definir recursos naturais
- Distinguir recursos naturais renováveis de não renováveis
- Identificar recursos naturais (minerais e biológicos)
- Conhecer a utilização dos recursos naturais (minerais e biológicos)
- Indicar consequências da utilização abusiva dos recursos naturais (minerais e biológicos)
- Interpretar dados presentes em textos, figuras, esquemas, tabelas ou quadros.
Manual pág. 62 a 106, apontamentos presentes no caderno diário e fichas de trabalho fornecidas

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Perturbações no equílibrio dos ecossistemas

Olá a todos:
Aqui vai mais um complemento a todo o trabalho desenvolvido na sala de aula. Espero que contribua para a agitar as vossas mentalidades. Conto com a vossa colaboração.
Bom trabalho,
Prof. Ciências Naturais

Ficha de trabalho de Ciências Naturais

Assunto – Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas

Lê atentamente a notícia extraída da revista Única, do jornal Expresso, de 6 de Maio de 2006.
Notícia I
Através do sistema de monitorização on-line existente no Instituto do Ambiente e dos vários estudos sobre a qualidade do ar que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo tem promovido, em conjunto com especialistas da Faculdade de C. e Tecnologia da U. Nova de Lisboa, conclui-se que a qualidade do ar que se respira na capital deixa muito a desejar. Num destes trabalhos e após análise às estatísticas das urgências pediátricas do Hospital Dª Estefânia, em Lisboa, e registadas as emissões atmosféricas, verificou-se uma correlação suspeita entre ambos: é que cerca de 35% das crianças admitidas neste hospital tinham problemas respiratórios e, nos três dias anteriores às queixas, tinham sido detectados níveis elevados de partículas inaláveis nos locais de residência das crianças.Mas, porque razão, não sendo Lisboa uma cidade rodeada de indústria pesada e estando localizada no cruzamento de ventos dominantes marítimos, consegue apresentar um quadro tão negro de poluição? A resposta está na grande quantidade de tráfego automóvel e na falta de planeamento urbanístico, pelo que podemos concluir que, para além da implementação de medidas que visem diminuir o uso do automóvel, é necessário plantar árvores, manter e criar jardins, diminuir a densidade habitacional, verificar a altura dos prédios…Enfim, promover uma política de urbanismo que tenha em conta a saúde da população.

1 - Com base na leitura da notícia I:
1.1 – propõe um título para esta notícia.
1.2 – indica, justificando a provável causa das doenças respiratórias referidas na notícia.
1.3 - refere os dois principais factores de poluição de Lisboa.
1.4 – indica medidas de protecção às populações.
2 - No gráfico da figura 1 encontra-se representada a concentração de poluentes, ao longo de um dia, em vários pontos da cidade de Lisboa.

Fig.1 Fonte: Instituto do Ambiente

2 – Com base na análise do gráfico, presente na figura 1:
2.1 – indica o local onde se verifica uma
2.1.1 - maior concentração de partículas inaláveis durante 24h
2.1.2 - menor concentração de partículas inaláveis durante 24h
2.1.3 – deduz a possível causa para estas ocorrências
2.2 – Indica as horas em que se verifica maior poluição atmosférica.
2.3 – Relaciona este facto com a vida quotidiana da população urbana

domingo, 13 de maio de 2007

Reacções Químicas

Aqui está mais um conjunto de questões, bem simples, que percorrem os conteúdos/objectivos do nosso próximo teste. Experimentem. É só clicar no link e resolver as questões.

reacções químicas

A professora de C.F.Q.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Ácidos, bases, indicadores e escala de pH

Aqui fica mais um exercício para treino.
Cliquem no link, resolvam e... digam qualquer coisa...

ácidos_bases_indicadores_ph

A professora de C.F.Q.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Objectivos para o teste de C.F.Q.

Olá meninas e meninos do 8º ano,

Aqui ficam os objectivos para a próxima ficha de avaliação.
Espero que auxilie o vosso estudo. Em breve colocarei mais alguns exercícios.

5º teste - Maio de 2007

Objectivos / Conteúdos :

Reacções Químicas

1. Reconhecer uma combustão.
2. Reconhecer os óxidos como resultado da combinação química de uma substância com o oxigénio.
3. Identificar como oxidações alguns fenómenos comuns do quotidiano como a respiração e o enferrujamento.
4. Identificar soluções ácidas, básicas e neutras pela mudança de cor que produzem em indicadores.
5. Classificar como ácidas, básicas ou neutras algumas soluções de uso comum.
6. Graduar o carácter ácido ou básico de uma solução: escala de pH.
7. Identificar os produtos da reacção entre um ácido e uma base.
8. Traduzir por esquemas verbais algumas reacções de ácido -base.
9. Reconhecer reacções de precipitação.
10. Traduzir por esquemas verbais algumas reacções de precipitação.
11. Reconhecer que durante uma reacção química, em sistema fechado, a massa total se conserva.
12. Aplicar a Lei da Conservação da Massa a uma reacção química.
13. Reconhecer a existência de reacções lentas e reacções rápidas.
14. Reconhecer o efeito de determinados factores na velocidade das reacções.
15. Reconhecer a importância do uso de catalisadores e inibidores na indústria química.

Bom Trabalho!

A professora de C.F.Q.

terça-feira, 1 de maio de 2007

Tentar perceber as reacções químicas...

Para começar a perceber melhor estas coisas das reacções químicas, aqui ficam duas animações que me parecem muito interessantes; uma traduz a formação da água, a outra explica uma reacção de precipitação que realizámos numa aula prática- o famoso precipitado amarelo de iodeto de chumbo!
Ainda temos que aprender mais umas coisitas sobre átomos, moléculas e iões, mas acho que vale a pena verem com atenção!

formação da água
precipitação do iodeto de chumbo

A profª de C.F.Q.

Esquemas Verbais

Aqui está mais um exercício!

Tentem completar os espaços em branco (espero que não tenha gatos...).
Este tem tempo máximo de resolução... podem sempre recorrer às pistas!
Experimentem e ... comentem!!!
A profª de C.F.Q.

esquemasverbais