domingo, 29 de abril de 2007

pH de soluções comuns

Espero que vão mesmo fazendo os exercícios...

Aqui fica mais um!
Cliquem no link, resolvam e escrevam 1 comentário com a vossa classificação... só para saber que tentaram fazer, porque o importante é mesmo aprender.


Bom trabalho! pHsoluções

A profª de CFQ

sábado, 28 de abril de 2007

Ácidos e Bases

Olá a todos os nossos alunos do 8º ano!

É muito bom saber que têm passado por aqui!
Faz sentir que o nosso trabalho vale a pena!
Continuem a deixar comentários!
Aqui fica 1 exercício, bem fácil e divertido: palavras cruzadas sobre ácidos e bases.
Experimentem e digam se gostaram!
Cliquem no link!
ácidos e bases
Quero saber as pontuações de cada um!
A prof. de C.F.Q.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Preservação do meio ambiente

Aqui vai uma apresentação para motivar os conteúdos a abordar nas próximas aulas.
Abram a apresentação.
Esperamos que gostem.
resíduos

Objectivos para o teste de Ciências Naturais

Olá a todos os alunos do 8º H
Como já é habitual aqui estão os objectivos para a ficha de avaliação, a realizar em Maio.

Objectivos
5ª Ficha de avaliação de Ciências Naturais 8º Ano

- Reconhecer a interdependência dos seres vivos do ponto de vista alimentar
- Compreender os conceitos de cadeia alimentar, nível trófico e teia alimentar
- Identificar os componentes de uma cadeia alimentar
- Identificar os diferentes níveis tróficos existentes numa cadeia alimentar
- Reconhecer o sol como fonte de energia indispensável à vida dos ecossistemas
- Reconhecer que os produtores, directa ou indirectamente, através da fotossíntese, servem de alimento aos restantes níveis tróficos
- Compreender que nos ecossistemas ocorre reciclagem permanente da matéria
- Explicar as perdas de energia e de matéria de um nível trófico para o seguinte
- Reconhecer o fluxo de energia como um fluxo unidireccional
- Referir o papel essencial dos decompositores na reciclagem da matéria
- Compreender o modo de formação e evolução de um ecossistema
- Conhecer o conceito de comunidade pioneira e de comunidade clímax
- Constatar o aumento da complexidade e diversidade das populações ao longo de uma sucessão ecológica
- Distinguir uma sucessão ecológica primária de uma sucessão ecológica secundária
- Interpretar dados presentes em textos, figuras, esquemas, tabelas ou quadros.
Manual pág.44 a 61, apontamentos presentes no caderno diário e fichas de trabalho fornecidas.

Prof. Fátima Quelhas

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Aquecimento Global

Esperamos que gostem, é longo mas vale a pena!




Viram até ao fim?
Digam coisas... da ciência!

Água

Um vídeo, pequenino e animado, é para ver!!!
Água

domingo, 22 de abril de 2007

Ficha de Trabalho C.N.

Olá a todos os alunos do 8º H:

Fiquei com a sensação que o assunto abordado na aula referente ao funcionamento de cadeias e teias alimentares, ciclo de matéria e fluxo de energia não foi devidamente compreendido estando, alguns alunos não na teia mas, completamente à toa. Assim, de modo a esclarecer todas as dúvidas, envio uma ficha de trabalho esperando colmatar todas as dificuldades. Votos de um bom trabalho,
a professora Fátima Quelhas




ESCOLA EB 2,3 DE GUEIFÃES

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 8º Ano

Assunto – Teias alimentares e fluxo de energia


1 – Considera a teia alimentar representada na fig.1


Fig.1

1.1 – Como obtêm os seres vegetais a energia indispensável à vida?

1.2 – Qual o fenómeno que permite a utilização dessa fonte de energia?

1.3 – Como classificas os seres vivos intervenientes na teia, quanto à forma como obtêm o seu alimento? Justifica a resposta.

1.4 – O que entendes por nível trófico?

1.5 – Dos seres representados na fig.1 indica:
1.5.1 – consumidores primários,C1
1.5.2 – consumidores terciários, C 3
1.6 - Indica as cadeias alimentares que contenham a raposa. Qual o nível trófico ocupado por este ser nas diferentes cadeias ?

1.7 - A erva é um ser autotrófico porque:
(Assinala a opção correcta)
-transforma a matéria orgânica morta em matéria inorgânica ou mineral. ___
-é incapaz de “fabricar o seu alimento” ___
-alimenta-se de outros seres vivos ___
-fabrica a sua matéria orgânica utilizando matéria inorgânica ___

1.8 – Indica em qual das situações há mais energia disponível para a raposa? Justifica a resposta.

1.9 – Classifica cada uma das afirmações seguintes em verdadeiras (V) e falsas (F)
1.9.1 – A quantidade de energia solar emitida pelo sol é absorvida, na totalidade, pelos produtores. ___
1.9.2 – A quantidade de energia recebida pela raposa é igual à quantidade de energia absorvida pela erva ___
1.9.3 – A quantidade de energia recebida pelo coelho é igual à quantidade de energia absorvida pela erva ___

2 - Indica a importância dos decompositores no ecossistema.

3 - Comenta a seguinte afirmação: “Na natureza não existe um ciclo de energia”

4 – Assinala com verdadeiro (V) ou falso (F) as seguintes afirmações:
4.1 – Quanto mais afastados dos produtores maior é o nível energético. ___
4.2 – A energia que flui através de uma cadeia alimentar é captada pelos seres heterotróficos. ___
4.3 – A energia perdida para o meio na passagem de um nível trófico para outro de ordem inferior , não é reaproveitada. ___
4.4 – A energia que flui através de uma cadeia alimentar é captada pelos produtores. ___
4.5 – A função das bactérias e dos fungos é assegurar a reciclagem de matéria. ___
4.6 – Os produtores apresentam sempre o menor nível energético. ___
4.7– A energia perdida para o meio na passagem de um nível trófico para outro não é reaproveitada. ___

5 – Transforma todas as frases falsas em verdadeiras.

Ciclo de matéria

Abram e deixem dúvidas e comentários! Se for preciso... consultem a professora de inglês!
foodchain

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Ruído e ambiente

Fazendo ciência já se fizeram muitas coisas!
Aqui era mesmo preciso fazer ruído!
No dia 15 de Março tivemos mais uma actividade das "Escolas Verdes":
O Eng. Hugo Silva veio apresentar-nos a Campanha temática "Ruído e Ambiente".

Os objectivos eram:

▪ Sensibilizar para a problemática do ruído
▪ Promover práticas no quotidiano que conduzam à diminuição do ruído

Foi uma apresentação excelente e a turma pôde mesmo fazer barulho. Era preciso medir o nível de intensidade sonora!

O que vos pareceu? Correu lindamente e... grande barulheira... era preciso!
A prof. de CFQ

terça-feira, 10 de abril de 2007

apresentação

Apresentando…Coisas das Ciências

Olá 8ºH (e todos os outros eventuais leitores…) !
Aqui estamos nós, as profs. de C.N. e de C.F.Q. !
Lembram-se como iniciámos o vosso 7º ano?
Uma aula em conjunto com um vídeo lindo sobre o Universo!
Sabemos que as “nossas” ciências ( as físicas e as naturais) são mais fáceis de compreender se as estudarmos ligadas ao nosso quotidiano, se as pudermos experimentar …pôr em prática.
Ciência aprende-se observando, investigando, pensando, experimentando (às vezes quase a brincar)!
As vossas professoras de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas têm procurado proporcionar-vos oportunidades variadas de aprendizagem… e os resultados não têm sido maus .
-Aulas experimentais/práticas, sempre que possível,
-Vídeos, apresentações,
-Actividades das “Escolas Verdes”
-Visitas de estudo ...

Vamos experimentar coisas novas?
Esperamos fazer deste espaço um complemento das nossas aulas e das actividades que realizamos.
Regularmente, ao longo do 3º período, colocaremos aqui: lembretes, informações complementares, questões, pequenos trabalhos a realizar…
Estamos certas da vossa colaboração!

Queremos Ciência Viva e respostas da vossa parte, Viva a Ciência!

As professoras das Ciências Experimentais:
Fátima Quelhas
Isabel Penteado

Ah!... Não nos podemos esquecer do professor Francisco, que apesar de dominar outras Ciências, também é fã das Físicas e Naturais e apoia sempre as nossas actividades… ele também está por aqui…